quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Revista Brasileiros: Promessas Musicais em 2010



clique aqui para ler a revista

Promessas musicais

por Luiz Chagas

Os jornais estão cheios de nomes novos que poderão ser a sensação de amanhã. Uma visão paulistana

Todos estão por aí. Experimente um google ou myspace.com/"fulano"

Alguma coisa acontece no meu coração dizendo que Sampa voltou à ordem do dia. É claro que vou puxar a brasa para a minha sardinha, mesmo porque essa está se transformando em uma baleia. Sete anos após sua morte, Itamar Assumpção vai dar o que falar. Além dos concertos cada vez menos raros da Banda Isca de Polícia, imaginada por ele, o mago da Penha se fará onipresente em 2010. Seus 10 discos serão reunidos, com dois outros póstumos, na esperada Caixa Preta lançada pelo SESC, sairá um DVD pelo Itaú Cultural e vários vídeos, como o de Ribamar Castro, um dos sócios do Lira Paulistana, e Sabor de Vanguarda, feito por alunos da Universidade Metodista de São Paulo - Rita Bastos, filha da cantora Vânia Bastos, está no grupo. Aliás, TCCs sobre a vanguarda não faltam.

E isso remete ao futuro.

O grupo DonaZica, considerado filho da vanguarda, com dois CDs e atualmente inativo, turbinou as carreiras de Iara Rennó, que deve lançar o seu segundo CD este ano, a exemplo de Andreia Dias; o trompetista Gui Mendonça criou o space jazz do Guizado; e Anelis Assumpção tem feitos shows surpreendentes em termos de concepção e emoção; Gustavo Ruiz soma a participação na banda de Vanessa da Mata, Banda Glória, Marcelo Jeneci, à criação de trilhas sonoras no Bande Originale du Film (BOF), ao lado dos francocariocas Stephane San Juan (Orquestra Imperial) e Dany Roland (ex Metrô), e à produção de discos. Sua estreia nessa área foi com o recém lançado CD de Juliana Kehl e atualmente está envolvido com o primeiro disco da irmã, Tulipa Ruiz. André Bedurê lançou disco ao lado de Elaine Guimarães; o baterista Gustavo Souza é um coringa e toca com o Cérebro Eletrônico, Carlos Zimbher e Jumbo Elektro; Simone Julian é igualmente polivalente e Mariá Portugal, do Trash Pour 4 ao lado de Gustavo Ruiz, outro grupo em férias, viaja pelo mundo com Fernanda Takai - Dudu Tsuda e Natalia Mallo, os outros componentes do TP4 também estão na estrada. Dudu em carreira solo e Natalia com gatoNegro, especializado em tango. Isso é só o DonaZica.

Sim, Tulipa e Gustavo são meus filhos, eu, um Isca de Polícia. Iara, que logo terá como colega a irmã Luz Marina, é filha de Alzira Espíndola, parceira frequente de Itamar. Anelis é filha de Itamar, e sua irmã, Serena, estreia nos palcos este ano. Nessa linha, temos ainda a ouvir Jonas Tatit, filho de Luiz Tatit, do Grupo Rumo; Dani Black, filho de Tetê Espíndola, e Danilo Morais, filho de Wandi, do Premê. Mário Manga, do mesmo Premê, é pai da excelente Mariana Aydar que excursiona com o repertório de seu segundo disco. Isso só para ficar na vanguarda paulista. Porque se sairmos por aí encontramos filhos e filhos, a começar por Léo Cavalcanti, ganhador da Semana da Canção, festival realizado em São Luiz do Paraitinga, filho do falso baiano e emérito paulistano/pernambucano Péricles Cavalcanti; Thiago Petit, filho de Carlos Henrique Corrêa, Cacá, o homem da voz de ouro; Luisa Maita, dilha do saudoso e inventivo baterista Amado Maita e de Myriam Taubkin, a dos projetos, e por aí vai. (Obs.: Andreia Dias não deixa ninguém se esquecer de que é filha de um alfaiate do Grajaú.)

Tulipa começou sua carreira à sério de cantora e compositora em maio passado, mas já está no páreo para 2010 como a hilária pernambucana Lulina, o dedicado Bruno Morais, a delicada Blubell e Jeneci, todos focalizados em um especial da gravadora YB veiculado pela MTV. Jeneci, como Tulipa, ainda não tem CD, que está sendo gestado com patrocínio da Natura. Lulina não é a única estrangeira. A sinuosa Karina Buhr mistura sua ascendência germanobaiana, depois de ter surgido em Pernambuco, de ond de vez em quando despenca o irreverente Ortinho, agora paceiro de ArnaldoAntunes. Tem também a Érika Machado, de Minas, e sua música-brincadeira. Comandados pelo grupo Cidadão Instigado de Catatau, um dos produtores mais requisitados no momento, ao lado de Beto Villares e Kassin, cearenses invadiram a praia paulistana. O guitarrista Régis Damasceno, do Cidadão, toca também com Jeneci e Guizado, além de ser especialista em Beatles. Márcia Castro se mandou da Bahia para sacudir São Paulo, enquanto a linda e paulistana Tiê só voltará no segundo semestre, atualmente lidando com as delícias e as agruras da maternidade. Ainda temos Luisa Maita, Romulo Fróes, Fábio Barros, o Trezazez dos guitarristas Caio Andrade, Estevan Sinkovitz e Luque Barros (só faltou o Rovilson), Aretha Marcos, Naná Rizzini, Rodrigo Campos, Claudia Dorei e por continua indo (os não atingidos me perdoem o Alzheimer). E isso é só o que acontece à minha volta. Em São Paulo.

E tem o resto do Brasil. Não há como reclamar. Como dizia o Itamar, ouvidos atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário